quarta-feira, 1 de junho de 2011

Respire bem, Viva melhor



É direito de todo ser humano ter o corpo livre de doenças e a mente livre de estresse. No entanto, nem em casa, nem na escola nós aprendemos a lidar com as emoções negativas".
 A citação do indiano Sri Sri Ravi Shankar, líder humanitário e fundador da ONG Arte de Viver, presente em mais de 150 países, é pura verdade, não é mesmo? Mas o interessante é que algo tão simples e mecânico como respirar pode ser a solução para problemas físicos e emocionais.



Por meio da técnica de respiração Sudarshan Kriya, ensinada na ONG e já aprovada por mais de 20 milhões de pessoas no mundo inteiro, inclusive pela atriz Juliana Paes, é possível tornar o nosso corpo e as nossas vidas muito mais leves.
“Normalmente, quem pratica exercícios de respiração também acaba meditando. Essa união leva a pessoa a se conhecer melhor, tornando-se mais consciente de suas emoções e de suas escolhas”
Você já deve ter reparado que cada ritmo da respiração está associado a uma emoção diferente. Se ainda não se deu conta disso, pare e pense: quando estamos passando por um momento de tensão, somos capazes de quase perder o ar.

 Se estamos com raiva, a respiração fica intensa e rápida. Após exercícios físicos, seu ritmo fica acelerado. Quando o estresse predomina, respirar se torna difícil, uma tarefa realmente pesada. É como se o ar não coubesse nos pulmões.A grande sacada, no entanto, está em virar o jogo, usando a respiração a nosso favor, o que quer dizer não deixá-la seguir, desnorteada, o ritmo das nossas emoções. "Ao invés disso, podemos usar a respiração como ferramenta para controlar o nosso emocional, reduzindo o estresse, aumentando a concentração e melhorando a saúde de forma geral", explica Cristina Armelin, instrutora da técnica Sudarshan Kriya e coordenadora da ONG Arte de Viver em São Paulo.



Quando bem utilizada, a respiração pode se transformar em uma fonte de tranquilidade, saúde e qualidade de vida para pessoas de todas as idades - desde crianças até idosos. "O segredo está em aprender a respirar de forma consciente, através de exercícios ritmados e com posturas específicas", revela Cristina Armelin.

Segundo ela, a respiração profunda acalma, relaxa, harmoniza e leva o ser humano a ter maior autoconhecimento. "Normalmente, quem pratica exercícios de respiração também acaba meditando. Essa união leva a pessoa a se conhecer melhor, tornando-se mais consciente de suas emoções e de suas escolhas", esclarece a instrutora da técnica de respiração Sudarshan Kriya.




A palavra latina para "respirar" é spiritus. A palavra espiritualidade se originou da fusão de spiritus com o conceito do entusiasmo, do grego enthousiasmos que significa "o deus interior". O resultado foi uma palavra que conquistou o dinâmico processo de inspiração divina, espiritual, "o sopro do deus interior".

Através da porta da Resolução Pura Energia (Pure Energy Resolution™), a Nova Respiração (New Breath ™) está esperando por todos e cada um de nós. 

O Coletivo assegurou-nos que, à medida que ficam dentro desta Respiração e sentem-na nos respirando, estamos Sendo respirados.

Fazer a Respiração é onde nós começamos como um humano. Ser respirado pela Nova Respiração™ é um resultado da Mestria. Ser realizada, acariciada e transformada vem como um resultado de permitir a Nova Respiração ™ para viver e fluir através de cada pessoa. Um momento de cada vez, uma respiração de cada vez é o caminho escolhido e vivido pelo Mestre.

A RESPIRAÇÃO:

1. Deite de costas, de preferência em algo macio e se cubra com uma coberta leve. Flexione os joelhos e mova seus pés cerca de oito centímetros de distância. Aponte os dedos para cima. Deixe a sua a coluna reta relaxar.

2. Escaneie o seu corpo percebendo onde há tensão. O melhor que você pode fazer é deixar seu corpo se "derreter" no que você estiver deitado.

3. Leve toda a atenção para sua respiração e coloque a mão na área onde reside o seu umbigo. Inspire e expire. Observe se você está respirando em sua parte superior do tórax, ou se o abdômen está verdadeiramente se movendo. As pessoas que estão nervosas vão fazer respirações curtas e superficiais em seu peito.

4. Coloque ambas as mãos delicadamente sobre o abdômen. Inspire lenta e profundamente pelo nariz para essa área. Observe como seu abdômen sobe e desce a cada respiração. Seu peito deve mover-se apenas o mínimo, ou nada absolutamente.

5. Continue a inspirar pelo nariz e expirar pelo nariz ou boca. Isto é tão simples e fácil como um bebê respira.

6. Respire por cerca de cinco ou dez minutos, uma ou duas vezes por dia. Você também pode respirar em seu abdômen quando estiver no carro ou caminhando. Depois de algumas semanas de praticar suavemente este programa você pode aumentar qualquer uma dessas práticas por períodos de tempo mais longos.

7. No final de cada sessão de respiração “escaneie” o seu corpo novamente. Na conclusão do exercício observe/compare como você se sente agora com o modo que você se sentia no início.

8. Quando você permite que este programa se torne a nova maneira na qual você respira pela vida, você começará a perceber o quanto o seu corpo e você se tornam mais relaxados.


Fonte: http://www.compassionatebreath.net/breathing.aspx 
Tradução: Silvia Tognato Magini 
silvia.tm@uol.com.br 
Professora Certificada de New Breath ™

Nenhum comentário:

Postar um comentário