quarta-feira, 25 de maio de 2011

Resgate da sua criança interna



Como é a sua criança interna?



O primeiro passo é entrar em contato com essa identidade do seu mundo interior, essa “subpersonalidade”, esse aspecto interno importante para o seu desenvolvimento humano. Se você não se lembra muito bem de como era quando criança, olhe fotografias de quando você tinha ao redor de cinco anos e pergunte-se:

Como você se sentia?
Como você imagina que sentia o corpo então?
Como se sentia quando ficava triste?
E alegre? Quais eram seus amigos?
Como se sentia em sua casa?
Como a vida parecia naquela época?”

Esse resgate pode ser feito quantas vezes forem necessárias para você recuperar a conscientização do seu Self-criança.
O segundo passo é integrar este aspecto seu, tornando-o harmonioso com a pessoa que você é hoje. Uma das formas de promover este “encontro” é fazer uma visualização, um dos recursos mais utilizados em diversos tipos de terapia para facilitar mudanças nos nossos padrões de comportamento e que você pode fazer, mesmo sozinho.

COMO RECONHECER E CUIDAR DELA

COMO A GENTE RECONHECE EM NÓS AS MANIFESTAÇÕES DA CRIANÇA INTERIOR?

Na verdade, a nossa Criança Interior manifesta-se em nosso comportamento através de qualidades infantis, como por exemplo a curiosidade. As crianças são naturalmente curiosas. Começamos a envelhecer quando deixamos de ter curiosidade pela vida. Já vimos tudo, já sabemos tudo, já aprendemos tudo? Então estamos muito velhos. A espontaneidade é outra forma de checar se nossa criança interior está saudável. Outra, ainda, é a alegria que nos mantém saudavelmente infantis.



POR QUE É IMPORTANTE CUIDAR DESTE ASPECTO DA NOSSA PERSONALIDADE?


Cuidar da nossa Criança Interior é uma forma de celebrar a vida dentro de nós. Desde que o mundo não maltrate demais a criança, ela é um exemplo de energia e de movimento, sinônimos de vida...


O QUE ACONTECE COM GENTE QUE NEGLIGENCIA ESTE "ASPECTO" DE SI PRÓPRIO?

A gente adoece, se torna amarga, envelhecida antes do tempo. É assim que se pode reconhecer alguém que não cuidou da sua Criança Interior. Da mesma forma, pessoas que se sentem bem na vida e com os outros, que conseguem encontrar alegria no seu cotidiano, que acolhem o mundo com entusiasmo e sem rabugice, estas estão em paz com sua Criança Interior.

COMO É POSSÍVEL HONRAR ESTA CRIANÇA EM NÓS?

O grego Heráclito, considerado o pai da filosofia ocidental, dizia que ninguém pode se banhar duas vezes nas águas de um mesmo rio. Com isso, ele enfatizava que a vida, no seu movimento constante, obriga a gente – assim com o rio – à eterna renovação.

Mas não podemos esquecer que o rio num determinado momento é também a soma de tudo ele vem trazendo desde o seu nascimento, lá no topo de alguma montanha. Nós também só podemos nos considerar inteiros se consideramos tudo o que já fomos, tudo o que já vivemos. Respeitar o nosso lado infantil é uma homenagem que devemos fazer a nós mesmos todos os dias...

O problema é que a criança também adoece nas lidas da vida. Cabe a nós cuidarmos para que ela se livre das tristezas e do sofrimento. Por isso é bom visualizarmos a nós mesmo crianças naqueles momentos difíceis da infância. Nessas imagens devemos nos “ver” enxugando nossas lágrimas, nos acariciando e nos dando colo. A gente (já grande) curando a criança triste de um determinado momento. Estas visualizações fazem um grande bem.

COMO A GENTE PODE AJUDAR OS FILHOS A APRENDEREM A CUIDAR DA SUA CRIANÇA?

Mostrando que cumprir os deveres e fazer a coisa certa não deve impedi-los de rir sem motivo, pular quando estão alegres, dançar quando tiverem vontade. Enfim, quando ensinamos nossos filhos a cultivar a própria liberdade estamos ajudando-os a cultivar a criança feliz, que é livre espontânea e alegre.
Temos que mostrar para os filhos o nosso lado infantil. Deixar que eles nos chamem de bobos e curtir as nossas próprias bobagens diante deles. Cantar, brincar e dançar junto, como eles fazem com os amigos deles, é uma boa maneira de mostrar o nosso lado infantil. Desde que esses momentos sejam vividos com espontaneidade e verdade só servem para nos aproximar filhos e pais.

E COMO PODEMOS ATRAPALHAR ESTE PROCESSO?

Quando confundimos responsabilidade com cara feia e ensinamos às crianças, por exemplo, a ver o trabalho como um peso e cumprimento do dever como uma coisa chata.


QUAIS SÃO OS ASPECTOS SOMBRIOS DA CRIANÇA INTERIOR?

A falta de afeto, a ausência de limites, a tristeza, o medo, o cerceamento da liberdade e da expressão. Esses são lados sombrios que tornam a criança doente e podem nos atrapalhar na vida adulta. Por isso, precisamos descobri-los para encontrar as formas adequadas de afastá-los de nossas vidas.

COMO ANDA SUA CRIANÇA INTERIOR?

Faça o teste e descubra como você anda vivenciando seu lado criança. O objetivo destes testes é proporcionar insights, portanto, não existem respostas certas, apenas temas para inspira-lo.

OU, ENTÃO, IMPRIMA ESTE TEXTO E COLOQUE PERTO DE VOCÊ PARA QUE A
 CONSULTA FIQUE FÁCIL.

Pronto? Vamos lá:

Procure lembrar-se de um lugar especialmente seguro para você e pense em uma pessoa em quem você confia totalmente, alguém que o ajudou em sua vida. Pode ser qualquer pessoa.

Coloque-se numa posição bem cômoda e relaxe totalmente. Feche os olhos.
Se sentir que há algum medo, distração ou entrave emocional incomodando-o, trate de tirá-los do caminho: visualize uma caixa e deposite todos eles dentro da caixa. Depois, com serenidade, deixe-os irem embora.

Se perceber algum incômodo físico, solte-se para não se distrair. Vá tomando consciência das batidas de seu coração, de sua respiração. A cada batida, a cada respiração, sinta-se mais próximo de você mesmo.

Agora, quero que visualize seu lugar seguro, seu lugar especial. Observe-o em sua mente com todos os detalhes possíveis. Como é este lugar? Que cores tem? Que odores? Que textura? Este é um lugar sagrado para você... Perceba, sinta, veja a si próprio parado no meio desse lugar, totalmente seguro, seu paraíso privado. Fique um pouquinho de tempo sentindo este seu lugar
.
Vai chegar ao seu lugar sagrado, bem perto de você, aquela pessoa especial na qual você pensou antes. Acompanhe sua chegada. Ela será seu mentor...Dê-lhe as boas-vindas. Pergunte a ela (ou ela, é claro!): “Do que é que eu mais necessito neste momento”. Ouça com atenção o que ela diz! Sente-se com seu mentor e tenha uma conversa objetiva sobre o que está precisando nesta fase da sua vida.

Enquanto fala com o mentor, ouça um barulho. Vire-se e veja uma criança. A criança é claramente você, mais ou menos aos cinco anos de idade. Olhe para ela e reconheça-se nela quando tinha aquela idade.

Estenda a mão para essa criança. Dê-lhe as boas-vindas. Fale com ela. Pergunte como vai e conte a ela como você vai... Enquanto conversam, a criança aconchega-se no seu colo.

Agora, diga a esse menino (ou a essa menina) como vai fazer para assegurar-lhe que a partir de agora ele seja escutado e valorizado. Tenha uma conversa com essa criança. Ela está agora sentada em seu colo. Abrace-a, tranqüilize-a. Dê-lhe amor. Fale com ela com carinho.

Enquanto conversa com a criança, seu mentor se aproxima e abraça vocês. Ele afirma que vocês estão fazendo as coisas muito bem. Estão fazendo tudo muito bem. Agora, veja a criança sair do seu colo. O mentor então toma-a pela mão. Você se une a eles. Os três juntos deixam o lugar seguro e vão brincar juntos.




Logo que visualizar isto, vá se preparando para "acordar" e volte. Abra os olhos lentamente.... Bem devagar, vá tomando consciência de onde você está. Sem pressa, sinta seu corpo, mexa-se.

Agradeça a si mesmo por esta experiência, por este encontro.




 Sonia Blota
http://delas.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário